sábado, 18 de dezembro de 2010

Correntes Maritimas


As correntes marítimas correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares.

As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade.

A formação das correntes marítimas, de acordo com diversas pesquisas, é resultado, dentre outros fatores, da influência dos ventos. Outro fator determinante na configuração das correntes é em relação aos movimentos terrestres, especificamente o de rotação, que faz com que as correntes migrem para direções contrárias, ou seja, no hemisfério norte movem-se no sentido horário e no hemisfério sul no sentido anti-horário, essa dinâmica das correntes é denominada de efeito de Coriolis.

As correntes não são homogêneas quanto à suas características e origem, elas podem ser: correntes quentes e correntes frias.

Correntes quentes: massas de água originadas de áreas da zona intertropical ou zonas tórridas da Terra, essas deslocam com destino às zonas polares.

Correntes frias: correntes marítimas com origem nas zonas polares e migram em sentido às regiões equatoriais.

As principais correntes marinhas do mundo são: a corrente do golfo, que se move no sentido sul-norte pela costa oeste dos EUA e depois pela Europa, a corrente do Brasil, que se move no sentido sul-norte pela costa brasileira, a corrente de Humbolt, que se move pelo oceano pacífico e, que está relacionada com o acontecimento do efeito “El-Ninõ”, e a corrente de Bengala, que se move no sentido oeste-leste na direção do Oceano Índico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário