quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reforma Ortográfica

Acentuação dos ditongos das palavras paroxítonas
Não se acentua mais os ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba)
abertos éi e ói das paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte):

Ex.:
idéia  -  ideia
Coréia  -  Coreia
platéia  - plateia


Acento circunflexo em letras dobradas
Desaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos):

Ex.:
Crêem  - creem
lêem  -  leem
enjôo  -  enjoo


Acento agudo de algumas palavras paroxítonas

Desapare o acento no i e no u forte depois de ditongos (junção de
duas vogais), em palavras paroxítonas

Ex.:
baiúca  -  baiuca
feiúra  -  feiura

ATENÇÃO: Se o i ou u estiverem na última sílaba, o acento continua
como em: Piauí.

Acento diferencial

Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres
vocálicos).

Ex.:
pêlo  -  pelo
pêra  -  pera

ATENÇÃO: Não some o acento diferencial em PÔR (verbo),
POR (preposição) e PÔDE (preterito), PODE (presente). Fôrma,
para diferencia de forma, pode receber acento circunflexo.

Acento agudo no U forte

Desaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui,
que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar arquir, redarquir,
enxaguar e assim por diante.

ATENÇÃO: As demais regras de acentuação permanecem as mesmas.

Alfabeto
Inclusão de três letras. Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k",
"w" e "y".

Grafia (Portugal)
Alterações limitadas a Portugal

Desaparecem o c e o p de palavras em que essas letras não são
pronunciadas:

Ex.:
Acção  -  ação
acto  -  ato
adopção  - adoção

Hífen

O hífen não será mais utilizado nos seguintes casos:

1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa
com uma vogal diferente:

Ex.:
extra-escolar  -  extraescolar
aero-espacial  - aeroespacial

2. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas
consoantes serme duplicadas:

Ex.:
anti-religioso  -  antirreligioso
anti-semita  -  antissemita

ATENÇÃO: O hífen será mantido quando o prefixo termina em r-
Ex.: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.

Trema

Desaparece em todas as palavras

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DICAS PARA O VESTIBULAR

Há com certeza várias dicas na internet, livros e revistas (em todos os lugares!) sobre como estudar para o vestibular.

E claro isso é muito bom!

Mas o que é realmente bom, não é só ter todas essas informações, mas moldá-las para atender as suas particularidades.Não se engane! Não adianta começar estudar somente depois de fazer a inscrição para o vestibular. Afinal isso é VESTIBULAR e não loteria.

Requer dedicação (muita!). Tempo, preparação e muito aromatizador de ambiente para disfarçar o cheiro de neurônio queimado.


LEIA COM ATENÇÃO! (Serei cruel agora, mas é para o seu próprio bem)

Saiba (plena certeza! ABSOLUTA!) o curso que quer fazer. Afinal (provavelmente!) você ira fazer isso até você (como diz o Tiririca) mooorrrreer! Mas há outros motivos. Eu não acreditava quando me diziam: “Pede pra entrar e chora pra sair”. Sim... É horrível! É complicado. Os professores te massacram, pressionam e acredite... Tudo que você fizer não chegará nem perto de agradar! Os livros são caros (uma fortuna! E não adianta: tem que ser a ultima edição lançada). Você irá para lugares que provavelmente nunca pensaria em ir. E terá ocasiões em que você irá pagar para trabalhar. Se você não gosta do curso ou não tem vocação, não faça! Por que se tentar, o único título que ira conseguir é o de CALOURO!

Se você leu o parágrafo anterior e achou perda de tempo ou caiu a ficha e já refletiu, vamos para (algumas) dicas:

1.   Concorrência: Saiba o quanto é concorrido o curso que pretende fazer e na faculdade que pretende fazer (ou concurso). Afinal de contas, a prova será a mesma para todos os cursos, mas você terá que se preparar mais se pretende fazer medicina ou direito do que para pedagogia ou letras (por exemplo).

2.    Conheça a prova: Baixe na internet, consiga com o vizinho (dê o seu jeito amigo!) as provas de pelo menos 3 anos anteriores (o ideal que seja as 5 anos anteriores) e faça todas as questões. Você não só irá esta estudando e avaliando seu conhecimento, como também ira se familiarizar com o “jeitão” da prova, a maneira como são construídas as questões e o mais importante: você terá uma (boa) noção dos assuntos e os tópicos mais solicitados pela faculdade.

3.    Reserve um tempo para estudo diário exclusivo: mínimo 3 a 4 horas (o ideal mesmo é que você não trabalhe, não namore, não tenha marido(esposa), filho, preocupação, nada... somente livros). Esse tempo é somente para estudo, mas nada!

4.    Use uma metodologia de sua preferência. Se você estuda melhor ouvindo música, ouça música. Se prefere resumir texto e artigos, bom. Se prefere fazer questionário e estudar, legal. Se você só entende o assunto no vaso sanitário, tome um laxante e mande vê (brincadeirinha!). O importante é você está confortável e comprometido com sua meta.

5.    Use o método intensivo (é assim que costume chamá-lo). O assunto tem que fazer parte de sua vida. Afinal de contas não é todo mundo que pode abdicar de trabalho e outras compromissos para estudar. Ou tenha dinheiro para passar o dia num cursinho. Então tenha sempre um resumo na bolsa, um artigo, um pequeno questionário, um livro de bolso, tenha sempre arquivos no seu pen drive relacionado a vestibulares. Assim surgiu um tempo entre um relatório e outro no trabalho? Você conseguiu uma vaga pra sentar no ônibus indo pra casa? A namorado(a) esta atrasado para o encontro? Dê uma lida.

6.    Seja realista, corajoso e humilde. Estranho? Nem tanto! Você entende todos os assuntos que serão cobrados no vestibular? (que pergunta! Claro que não!) Há sempre aquele monstro de sete cabeças, não é? Geralmente (a maioria) fugimos deles! Não faça isso (principalmente se você já respondeu todos os vestibulares dos 5 anos anteriores, e o abençoado esta presente em todos os anos!). Peça ajuda! Professores, família, vizinho, qualquer um, que possa te dá um esclarecimento sobre o assunto.

7.    Faça um planejamento. Se você faz um cursinho, ótimo. Você tem algo para se basear. Se você está fazendo vôo solo, vai requerer mais atenção, organização e dedicação (e sim, conheço pessoas que passaram em vestibulares sem precisar fazer cursinho!).

8.    Todo gordinho que faz dieta (pra valer!) conhece essa expressão: “DIA DO LIXO”. Sim! Um dia (uma refeição para ser exato!) para se furar o esquema, renovar a bateria, fingir que você é um cara normal. Mas preste atenção! UM DIA, APENAS UM DIA!!! De preferência a cada 10 dias (ou se prefere: uma semana e meia rsrsr). Como nos comerciais de bebida alcoólicas: APRECIE COM MODERAÇÃO. Não adianta passar a noite na gandaia, enchendo a cara, se você ficará praticamente dois dias de ressaca e não conseguirá estudar nada nesses dias!

Claro que isso são apenas ALGUMAS dicas. Mas no geral tudo se resume em uma palavra: DEDICAÇÃO.