terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Clima

O tempo corresponde a um estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar, com relação à combinação de certos fenômenos físicos, como temperatura, umidade, ventos e nebulosidades.
O clima corresponde ao comportamento do tempo em um determinado lugar durante um período suficientemente longo, ou seja, é a sucessão dos diferentes tipos de tempo.
Sabe-se que cada lugar ou região apresenta um clima próprio. Porque cada lugar apresenta um conjunto distinto de fatores climáticos, ou seja, características que determinam o clima: latitude, altitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

Fatores climáticos

Latitude
Quanto maior a latitude, ou seja, quanto mais nos afastamos do Equador, em direção aos pólos, menores são as temperaturas médias anuais.
A variação latitudinal é o principal fator de diferenciação das zonas climáticas - polar, temperada e tropical. Porém, em cada uma dessas zonas encontramos variados tipos de clima.

Altitude
Quanto maior a altitude, menor a temperatura média do ar.
Quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar, ou seja, há uma menor concentração de gases e de umidade, o que diminui a retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera e, em consequência, a temperatura.

Massas de ar
Grandes porções da atmosfera que podem se estender por milhares de quilômetros. Formam-se quando o ar permanece sobre uma superfície homogênea e se deslocam por diferença de pressão, levando as condições de temperatura e umidade da região em que se originam.
Podemos caracterizar as massas de ar da seguinte forma: as oceânicas são úmidas e as continentais, secas; as tropicais e equatoriais são quentes, eas temperadas e polares são frias.

Continentalidade e maritimidade
A maior ou menor proximidade de grandes massas de água exerce forte influência sobre a umidade do ar, mas também sobre a temperatura.
Em áreas que sofrem influência da continentalidade, há maior variação de temperatura ao longo de um dia, ou mesmo de uma estação, do que em áreas que sofrem influência da maritimidade.
Isso ocorre porque o calor específico da água é maior que o da terra.


Correntes marítimas
Extensas porções de água que se deslocam pelo oceano, quase sempre nas mesmas direções, como se fossem larguíssimos "rios" dentro do mar, movimentadas pela ação dos ventos e pela rotação da Terra.
Diferenciam-se das águas do entorno do continente em temperatura, salinidade e direção. Causam grande influência no clima, principalmente porque alteram a temperatura atmosférica.

Vegetação
Os diferentes tipos de cobertura vegetal - tundra, floresta tropical, campos etc. - apresentam grande variação de densidade, o que influência diretamente a absorção e irradiação de calor, além da umidade do ar.

Relevo
Alem de estar associado à altitude, que é um fator climático, o relevo influi na temperatura e na umidade, ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário