quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

2. ENEM

 
Enem 2007 - Ciência Humanas e suas Tecnologias
 
Pirâmide etária

É a representação do número de habitantes (em valores absolutos ou em valores relativos) e sua distribuição por sexo e grupos de idade.
Ela pode retratar dados da população mundial, de um país, um estado, uma cidade etc.
Seu formato nos permite extrair informações sobre a dinâmica demográfica da população

Se a pirâmide apresenta um aspecto triangular, o percentual de jovens no conjunto da população é alto. A base larga indica que nasce muita gente, ou seja, que a taxa de natalidade é alta.
O topo estreito indica uma pequena participação percentual de idosos na população, portanto, a expectativa de vida é baixa. Alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida são características de subdesenvolvimento.

Ao contrário, se a pirâmide não apresentar grande diferença da base ao topo, podemos concluir que a população recenseada apresenta baixa natalidade e alta expectativa de vida, que são características de paises desenvolvidos historicamente antigos.

Quando observamos uma pirâmide etária, é necessário ter em mente, ainda, a história da população recenseada. Por exemplo, os países europeus que participaram diretamente da Segunda Guerra (1939-1945) apresentam forte afunilamento na parte da pirâmide correspondente à população na faixa etária dos nascidos no período.

Com o final da guerra, ao contrário, a taxa de natalidade cresceu vertiginosamente, fenômeno conhecido como baby boom.

Se um país ou região que ocorra grande entrada ou saída de pessoas, a forma da pirâmide também se alterará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário