Figuras de linguagem
São recursos que tornam mais expressivas as mensagens.
Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.
Figuras de Som
ALITERAÇÃO
Consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.
"Despudorada, dada\ À danada agrada andar seminua."
(Chico Buarque)
ASSONÂNCIA
Consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.
"Sou um mulato nato no sentido lato
mulato democrático do litoral."
(Caetano Veloso)
PARONOMÁSIA
Consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos.
"Eu que passo, penso e peço."
(Sidney Miller)
Figuras de Construção
ELIPSE
Consiste na omissão de um termo facilmente identificável no texto.
"Na sala, apenas quatro ou cinco convidados." (omissão de havia)
(Machado de Assis)
ZEUGMA
Consiste na elipse de um termo que já apareceu antes.
Ele prefere cinema, eu, teatro. (omissão de prefiro)
POLISSÍNDETO
Consiste na repetição de conectivos, ligando termos da oração ou elementos do período.
"E sob as ondas ritmadas
e sob as nuvens e os ventos
e sob as pontes e sobe o sarcasmo
e sob a gosma e sob o vômito (...)"
(Carlos Drummond de Andrade)
ASSÍNDETO
Consiste na ausência de conectivos.
"Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em
redor de Clara."
(Carlos Drummond de Andrade)
INVERSÃO
Consiste na mudança de ordem natural dos termos na frase.
"De tudo ficou um pouco.
Do meu medo. Do teu asco."
(Carlos Drummond de Andrade)
SILEPSE
Consiste na concordância não com o que vem expresso, mas com que se subentende, com o que está implícito.
Silepse de gênero
Vossa Excelência está preocupado.
Silepse de número
Os sertões conta a Guerra de Canudos
Silepse de pessoa
"O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que derrete na boca."
(Manuel Bandeira)
ANACOLUTO
Consiste em deixar um termo solto na frase.
"O homem, chamar-lhe mito não passa de anacoluto."
(Carlos Drummond de Andrade)
PLEONASMO
Consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.
"A ti trocou-te a máquina mercante."
(Gregório de Matos)
ANÁFORA
Consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases.
"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer"
(Camões)
Figuras de pensamento
ANTÍTESE
Consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido.
"Os jardins têm vida e morte..."
(Cecília Meireles)
IRONIA
É a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
"A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças."
(Monteiro Lobato)
EUFEMISMO
Consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca, em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável.
"Você não foi feliz nos exames." (em vez de você foi reprovado)
HIPÉRBOLE
Trata-se de exagerar uma idéia com finalidade enfática.
Estou morrendo de sede.
PROSOPOPÉIA ou PERSONIFICAÇÃO
Consiste em atribuir a seres inanimados predicados que são próprios dos seres animados.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
GRADAÇÃO ou CLÍMAX
É a apresentação de idéias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax).
"Um coração chagado de desejos
Latejando, batendo, restrugindo."
(Vicente de Carvalho)
APÓSTROFE
Consiste na interpelação enfática a alguém (ou a alguma coisa personificada).
"Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!"
(Castro Alves)
Figuras de Palavras
METÁFORA
Consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.
"Meu pensamento é um rio subterrâneo."
(Fernando Pessoa)
METONÍMIA
Consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado.
Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa)
CATACRESE
Ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, toma-se outro por empréstimo. Entretanto devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado.
O pé da mesa estava quebrado.
ANTONOMÁSIA
Consiste em substituir um nome por uma expressão que o identifique com facilidade.
Os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles)
SINESTESIA
Trata-se de mesclar, numa expressão, sensação percebida por diferentes órgãos do sentido.
A lua crua da madrugada invadia meu quarto.
Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.
Figuras de Som
ALITERAÇÃO
Consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.
"Despudorada, dada\ À danada agrada andar seminua."
(Chico Buarque)
ASSONÂNCIA
Consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.
"Sou um mulato nato no sentido lato
mulato democrático do litoral."
(Caetano Veloso)
PARONOMÁSIA
Consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos.
"Eu que passo, penso e peço."
(Sidney Miller)
Figuras de Construção
ELIPSE
Consiste na omissão de um termo facilmente identificável no texto.
"Na sala, apenas quatro ou cinco convidados." (omissão de havia)
(Machado de Assis)
ZEUGMA
Consiste na elipse de um termo que já apareceu antes.
Ele prefere cinema, eu, teatro. (omissão de prefiro)
POLISSÍNDETO
Consiste na repetição de conectivos, ligando termos da oração ou elementos do período.
"E sob as ondas ritmadas
e sob as nuvens e os ventos
e sob as pontes e sobe o sarcasmo
e sob a gosma e sob o vômito (...)"
(Carlos Drummond de Andrade)
ASSÍNDETO
Consiste na ausência de conectivos.
"Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em
redor de Clara."
(Carlos Drummond de Andrade)
INVERSÃO
Consiste na mudança de ordem natural dos termos na frase.
"De tudo ficou um pouco.
Do meu medo. Do teu asco."
(Carlos Drummond de Andrade)
SILEPSE
Consiste na concordância não com o que vem expresso, mas com que se subentende, com o que está implícito.
Silepse de gênero
Vossa Excelência está preocupado.
Silepse de número
Os sertões conta a Guerra de Canudos
Silepse de pessoa
"O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que derrete na boca."
(Manuel Bandeira)
ANACOLUTO
Consiste em deixar um termo solto na frase.
"O homem, chamar-lhe mito não passa de anacoluto."
(Carlos Drummond de Andrade)
PLEONASMO
Consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.
"A ti trocou-te a máquina mercante."
(Gregório de Matos)
ANÁFORA
Consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases.
"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer"
(Camões)
Figuras de pensamento
ANTÍTESE
Consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido.
"Os jardins têm vida e morte..."
(Cecília Meireles)
IRONIA
É a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
"A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças."
(Monteiro Lobato)
EUFEMISMO
Consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca, em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável.
"Você não foi feliz nos exames." (em vez de você foi reprovado)
HIPÉRBOLE
Trata-se de exagerar uma idéia com finalidade enfática.
Estou morrendo de sede.
PROSOPOPÉIA ou PERSONIFICAÇÃO
Consiste em atribuir a seres inanimados predicados que são próprios dos seres animados.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
GRADAÇÃO ou CLÍMAX
É a apresentação de idéias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax).
"Um coração chagado de desejos
Latejando, batendo, restrugindo."
(Vicente de Carvalho)
APÓSTROFE
Consiste na interpelação enfática a alguém (ou a alguma coisa personificada).
"Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!"
(Castro Alves)
Figuras de Palavras
METÁFORA
Consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.
"Meu pensamento é um rio subterrâneo."
(Fernando Pessoa)
METONÍMIA
Consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado.
Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa)
CATACRESE
Ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, toma-se outro por empréstimo. Entretanto devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado.
O pé da mesa estava quebrado.
ANTONOMÁSIA
Consiste em substituir um nome por uma expressão que o identifique com facilidade.
Os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles)
SINESTESIA
Trata-se de mesclar, numa expressão, sensação percebida por diferentes órgãos do sentido.
A lua crua da madrugada invadia meu quarto.
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