domingo, 13 de fevereiro de 2011

12. ENEM



Guerra do Paraguai

No governo de Jose Gaspar Rodríguez Francia, que ocorre entre 1813 e 1840, o novo presidente realizou uma ampla reforma agrária, desenvolveu indústrias e incentivou as exportações.

No ano de 1862, Solano Lopez assumiu a presidência paraguaia com o intuito de dar continuidade à política desenvolvimentista implantada por seu antecessor.
No entanto, o novo presidente se mostrava mais ambicioso a um projeto expansionista que visava incorporar territórios da Argentina, Brasil e Uruguai para a formação do “Paraguai Maior”.
Essa medida visava ampliar o volume de produtos exportados pela proeminente indústria paraguaia com a garantia de uma exclusiva saída para o mar.
Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la.
Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil.
Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.

Decididos a não mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança.
De acordo com alguns historiadores, a derrota paraguaia foi facilitada com os empréstimos cedidos pela Inglaterra, contrária ao projeto industrial de Solano López.

O saldo da guerra foi trágico para os paraguaios. O projeto desenvolvimentista chegou ao seu fim com a morte de López.

Os países da Tríplice Aliança também foram prejudicados, pois a contração de empréstimos acabou prejudicando a economia desses países.
No Brasil, essas conseqüências negativas implicaram no reforço da campanha antimonarquista.

Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações européias.
Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário